Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Eu, behçet

Eu, behçet

10
Set19

Factos ou Mitos da Saúde

1º O frio e a chuva provocam dores articulares

Patrícia Pedrosa

 

dor-no-frio.jpg

 

Saudações a todos/as :)

Hoje início a maratona dos FACTOS/MITOS da saúde! Se há mitos inocentes, outros há potencialmente perigosos para quem neles acredita, motivando comportamentos de risco. Se alguns são facilmente desmontáveis e demolidos outros resistem á mais irrefútavel evidência científica.

Independentemente do contéudo, os mitos propagam-se por todo lado com a finalidade de tratar os mais variados males ou até mesmo como forma de os prevenir. 

O primeiro que vos apresento é seguinte: O frio agravará de facto as dores ósseas e articulares?

Inúmeras são as pessoas portadoras de patologias crónicas ou de teor osteoarticular ( ossos/articulações) que mencionam em conversas de café, com familiares ou em desabafos com os seus próprios médicos que sentem um agravamento das suas queixas durante os períodos de maior humidade ou frio ao longo do ano. 

Apesar do concenso, não foi até a data possivel, cientificamente demonstrar que existe uma correlação entre a variação térmica e o aparecimento da dor articular. Mesmo  com estudos sobre influência das variações da pressão atmosférica ( que provoca a alteração do estado do tempo), na sintomatologia articular não se conseguiu provar relaçoes causais com a dor articular. Sendo por isso considerado um MITO.

No entanto, analisando a fisiologia humana podemos explicar o seguinte:

Com o frio, existe uma vasoconstrição ( contração dos vasos sanguíneos), e nós próprios adotamos uma postura contraída, com contração dos nossos músculos. Esta vasoconstrição pode provocar dor sobretudo nas extremidades ( mãos e pés) e articulações.

Com as baixas pressões atmosféricas, existe também uma maior expansão dos tecidos podendo provocar um aumento de pressão sobre as articulações levando a um aumento da rígidez muscular e aumento sensibilidade das terminações nervosas  eposteriormente dor. No Inverno as pressão atmosféricas baixam, daí as maiores incidências de queixas. 

No entanto, segundo os estudos de harvard, liderados por Anupam Jena, nos Estados Unidos, não foi encontrado qualquer vínculo significativo entre a humidade e frio e as dores articulares, comparando para o efeito 11 milhões de consultas médicas de americanos mais idosos, em dias secos e em dias frios/humidos. Justificam sim esta questão, como sendo um padrão produzido pelo cérebro humano. 

Logo, fisiologicamente existe contração e vasoconstrição ao frio, a baixa pressão atmosférica aumenta a pressão a nivel articular, provocando dor em articulações por si mesmas inflamadas ou lesadas.

No entanto a nível cientifico tal analogia até aos dias de hoje não consegue ser correlecionada. Traduzindo, a afirmação constitui um MITO!!  Isto porque, por si só o frio e a chuva nao provocam dores articulares no entanto com patologias ( doenças) de base articulares e osteoarticulares pela vasoconstrição e aumento de pressão a nivel articular em articulaçoes e ossos lesados/ inflamados existe maior probalidade de dor.

sem nome.png

 

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D