Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eu, behçet

Eu, behçet

12
Set19

Factos ou Mitos da Saúde

2º As preocupações causam cabelos brancos!?

Patrícia Pedrosa

brancos1.jpg

 

Hoje trago-vos uma frase bastante popular: " As precupações causam cabelos brancos!".

Talvez, nem sempre a tenhamos ouvido desta forma, mas sim: " A continuares assim, deixas-me com cabelos brancos mais cedo!!". 

Pois bem, o nosso cabelo é composto por vários "fios" de cabelo que são produzidos nos chamados, foliculos capilares, que anatomicamente falando se encontram dentro do nosso couro cabeludo, isto é à superfície da nossa cabeça.

Nos folículos capilares existem células responsáveis por produzir melanina que é, o que dá a coloração ao cabelo. Existem pois, vários gradientes tonais determinados por condicionante genéticos que fazem com que exista uma determinada cor no nosso cabelo e não outra. Daí as diferenças da cor de cabelo, de pessoa para pessoa.

Retomando os fios...

Consoante cada fio do nosso cabelo cresce é lhe adicionado este pigmento de melanina, que lhe dá a sua respetiva coloraçao. 

Cada fio de cabelo é igualmente constituido por celulas mortas cobertas de uma substancia proteíca muito falada, a queratina!Substância essa, que dá a forma e resistência ao nosso cabelo, daí as famosas propagandas televisivas de champôs com queratina!

hqdefault.jpgAo longo da nossa vida as celulas produtoras de fios de cabelo duram mais tempo do que as celulas que produzem a melanina començando a decair a sua produção apartir dos 30 - 40 anos! Esta produção varia de pessoa para pessoa. 

Mas então o que aconteçe havendo esta discrepância?? Ora, isto significa que apesar de continuarmos a ter um crescimento constante do cabelo, a produção de melanina, que é o que nos confere a coloração começa a diminuir o que torna os nosso cabelos " sem cor" logo, ficamos com cabelos brancos gradualmente. 

Suponhamos que me dizem o seguinte: "Diz que isso aconteçe apartir dos 30 mas eu tenho 27 e já tenho cabelos brancos". 

Pois bem, tudo têm explicação! Estas situações apesar de serem mais incomuns podem acontecer devido a fatores geneticos que modulam a atividade das celulas de melanina, nao existindo para além das variaçoes geneticas outros factores que interfiram na velocidade de aparecimento de cabelos brancos, nem mesmo stress, preocupações ou hábitos do quotidiano. logo temos mais um MITO!!!

Provavelmente este mito deriva da lenda de D. Maria Antonieta, que antes de ser decapitada na sequencia da Revolução Francesa aparceu com longos cabelos brancos ao contrário do habitual da rainha, o que segundo entendidos em história se deve simplesmente ao facto de habitualmente a mesma usar peruca e nesse dia não! 

 

 

 

 

 

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub