Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Eu, behçet

Eu, behçet

11
Set19

Sabia que existe um cartão de doente raro?

Patrícia Pedrosa

DfjjPLlW0AES-bM.jpg

 

A direção geral de saúde ( DGS) em 2017  desenvolveu o intitulado Cartão da pessoa com doença rara,  com objetivo de " transmitir  a informação clínica essencial para ser, simultaneamente, fator de proteção e segurança clínica para portadores de doenças raras e auxílio de boa prática clínica para a equipa terapêutica que os atende em situação de emergência ou urgência.”

Este cartão permite que a informação do doente seja visualizada nos sistemas de informação das urgências dos hospitais no momento da triagem assegurando assim a especificidade da situação clínica na abordagem dos cuidados.

Inicialmente em projeto piloto, este cartão já é passível de ser pedido em qualquer hospital publico e privado do Sistema de saúde bem como junto da  Raríssimas (Associação Nacional de Deficiências mentais e raras.

O médico é quem está habilitado para realizar o pedido do mesmo. Após diagnostico de doença rara, pode-se realizar o pedido na plataforma de dados de saúde e requisitar um  novo cartão do doente raro. 

O Cartão é digital, todavia se tiver preferência por um cartão físico, é possível a sua impressão pelo médico da instituição que o requisitou

Caso queira consultar o seu cartão, ou confirmar se o têm basta aceder em RSE | Área do Cidadão.

Qualquer utente com diagnostico de doença rara pode requisitar o cartão ao seu médico! Sem custos! Sem prazos de validade!

Para mais esclarecimentos sobre o presente cartão basta consultar a seguinte norma: https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0012018-de-09012018-pdf.aspx

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D